quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Estudar é uma obrigação. Evoluir, consequência


Eu demorei, mas aprendi que criticar diretamente não é a melhor forma para se cativar as pessoas. Ainda estou tentando praticar de forma mais eficaz, é difícil, muito difícil, mas funciona. Contudo, existem situações onde a crítica é inevitável. Infelizmente esses momentos existem e nós precisamos estar sempre preparados para eles ? tanto para criticar quanto para receber uma crítica. Mas fazer uma crítica sem motivo ou razão e, principalmente, sem um conhecimento sólido que dê credibilidade a ela, é, no melhor dos casos, desprezível.
O pior é que ultimamente, com tanta mídia gratuita por aí, eu tenho notado muita gente se empolgando e embarcando na onda de "crítico matador", e simplesmente querendo fazer o papel do grande sábio e conhecedor de todos os assuntos, criticando a tudo e a todos sem o menor pudor ? e na maioria das vezes, sem a menor autoridade para tal.

Alguns pensam que girando a metralhadora e disparando críticas para todos os lados serão mais respeitados, ou sair logo criticando com todas as forças algo novo e recém lançado é um grande negócio para auto-promoção, e até mesmo que a crítica é a melhor forma de "falar que sabe tudo do assunto".

Mas, assim como a síndrome do seniorismo, onde muita gente se tornou consultor senior de negócios após um ano de estágio, a síndrome do criticismo está se alastrando rapidamente. Hoje em dia todo mundo acha bonito criticar, todo mundo acha bonito falar mal, chamar o código alheio de porcaria (adoraram fazer isso com o twitter, recentemente) e por aí vai. E o pior, o que está alimentando essa nova síndrome é o comportamento da maioria que tem respeitado e tem até sentido uma pontinha de medo de quem adora criticar tanto.

É muito fácil criticar, aliás, qualquer um pode criticar, condenar e queixar-se ? e a maioria dos idiotas faz isso. Por vezes é muito mais simples e não requer esforço e nem conhecimento, basta disparar qualquer asneira e pronto. HEY, pessoal, acordem!

(...)

Eu não quero que este isso seja visto como uma crítica aos críticos, não é. De certa forma estou usando este espaço e escrevendo sobre isso exatamente pois tenho visto que muitos amigos e pessoas próximas com as quais tenho contato estão sofrendo da tal síndrome do criticismo. E isso é muito mais do que simplesmente chato, é frustrante.

A intenção é dar uma dica: estudem; estudem, ESTUDEM SEMPRE! Saibam ser humildes, tenham respeito pelo próximo e aprendam a admirar o trabalhos dos outros. Você será verdadeiramente respeitado e admirado ao dizer "- Parabéns pela sua implementação, sua idéia para resolver aquele problema foi ótima", muito mais do que criticando sem conhecer por pura falta de vontade e empenho em aprender; criticar de forma irresponsável somente vai trazer respeito e admiração de outros irresponsáveis e alienados.

(...)

Responsabilidade, humildade e maturidade devem estar sempre juntas para te ajudar a manter-se em seu lugar e saber quando e como expor a sua opinião.

Paulo César M. Jeveaux - fundador e diretor na Giran Soluções e Ensino

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